Contagem de inventário com Auditoria Operacional para Armazéns de Alimentos

Uma empresa mexicana fundada em 1955, que oferece à indústria alimentícia pimentas moídas, desidratadas e granuladas da mais alta qualidade para utilização em doces, molhos, snacks, etc., solicitou o apoio da RGIS. A empresa atende aos mais altos padrões nacionais de qualidade estabelecidos pelas autoridades sanitárias, bem como as normas de qualidade de exportação ditadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA).

REQUERIMENTO
O produtor de alimentos possui fábricas e armazéns para matérias-primas, insumos e produtos acabados que são auditados internamente quatro vezes ao ano. O cliente precisava de apoio para garantir maior confiabilidade e eficiência no processo de inventário existente e exigiu uma auditoria operacional para revisar as variações, então solicitou que a RGIS fornecesse o seguinte:

  • Completar uma contagem de inventário em todos os armazéns
  • Atualizar os níveis de estoque disponíveis para todo armazém
  • Fornecer relatórios de divergências para identificar problemas operacionais

SOLUÇÃO
O produtor de alimentos fez parceria com a RGIS para concluir o projeto de contagem de estoque do armazém e forneceu o seguinte:

  • Foi programada uma equipe de 2 a 5 auditores experientes da RGIS por dia durante seis dias para a contar o armazém
  • A auditoria operacional também foi realizada por um auditor experiente da RGIS, revisando etiquetas e divergências
  • As equipes da RGIS em parceria com a empresa terceirizada do cliente que apoiou com a contagem
  • A contagem era feita pesando cada pallet ou embalagem contendo o produto, descontando o peso real do pallet

RESULTADOS
O produtor de alimentos descobriu que, ao terceirizar o projeto de contagem e auditoria de estoque do armazém com a RGIS, os seguintes resultados foram alcançados:

  • Contou com precisão mais de 1.100.000 peças em todos os armazéns
  • Contagem de inventário em dois dias, o que é consideravelmente mais rápido que a auditoria interna do cliente
  • Uma vez concluída a contagem e processados os dados, a RGIS produziu um relatório de divergência
  • Foi identificado um grande número de diferenças no sistema do cliente através do relatório de divergência ao transferir o produto entre armazéns
  • cliente ficou muito satisfeito com os serviços prestados pela RGIS, conseguiu atualizar o sistema com dados precisos fornecidos e foi capaz de resolver qualquer problema operacional identificado