Auditoria interna de uma Rede Nacional de Supermercados

Uma rede mexicana de supermercados e Lojas de Departamentos de capital aberto que também opera lojas na Califórnia, Arizona e Nevada, solicitou o apoio da RGIS.

REQUERIMENTO
A rede de supermercado solicitou o apoio da RGIS para realizar auditorias internas em todas as lojas, a equipe de auditoria interna tinha um orçamento e uma capacidade de equipe limitada. Os requisitos eram os seguintes:

  • Realizar auditorias internas nas 262 lojas
  • Duplicar 10% das auditorias internas concluídas
  • Aumentar a capacidade de processos auditados pela equipe interna
  • Relatórios precisos para todas as auditorias

SOLUÇÃO
A rede de supermercados firmou parceria com a RGIS para concluir o projeto de auditoria interna. A RGIS desenvolveu o seguinte:

  • A RGIS trabalhou com seu próprio time de auditores capacitados
  • Auditoria interna foi revisada e validada
    • Vendas: Etiquetas de preços, datas de vencimento, promoções, estoque faltante e sortidos
    • Estoque: PO, controles de entrada, horários, produtos perecíveis, variações de estoque, confiabilidade OHQ, transferências e rejeições
    • Receitas e despesas: Validação geral de caixa, comprovante de receita, comprovante de despesas, controle de caixa, cancelamentos de cobranças e cobrança correta, principalmente em perecíveis

RESULTADOS
A rede de supermercados descobriu que, ao terceirizar o projeto de auditoria interna com a RGIS, foi alcançado com o seguinte sucesso:

  • As auditorias internas de compliance aumentaram de 10% para 45%
  • Relatórios precisos foram fornecidos para diferentes formatos de lojas
  • O cliente pode ter controle total sobre o estoque, incluídos os produtos perecíveis e estoque com prazo de validade
  • Conseguiu uma redução no desperdício, por estar ciente de qual estoque estava para vencer e qual era o estoque em falta