Como se preparar para um inventário

Your Inventory Management, Supply Chain & Retail Merchandising Goals Are Our Priority - Working together as one team

​Ser capaz de ter um número preciso de itens de estoque existente em sua empresa permitirá confrontar o estoque real que você possui com o estoque que você tem em registro, isso permite identificar variações nesses números e identificar rapidamente problemas com o gerenciamento de estoque e controle.

Esse conhecimento sobre seus movimentos de estoque e itens de estoque permitirá que você tome decisões baseadas sobre o estoque danificado, furtos, itens de baixa movimentação, e nos atuais processos do armazém.

É extremamente importante estar preparado para o seu inventário, e aqui estão as regras a seguir para garantir que seja planejado e executado sem problemas.

1. Estabeleça o estoque de propriedade da empresa e sua localização.

Identifique o estoque que já foi faturado, mas não foi recebido pelo cliente e ainda está no armazém / loja. Além disso, também deve indentificar o estoque recebido do armazém / loja, mas ainda não registrado em nenhum lugar.
Garanta que o estoque mantido em diferentes locais ou em consignação seja contabilizado.
 2. O armazém necessita estar limpo e arrumado e os itens de estoque devem ser claramente definido.      
Você deve colocar etiquetas nas prateleiras para identificar claramente os diferentes tipos de estoque e localização; isso mostrará onde o estoque está localizado, bem como o tipo de estoque.
Se relevante, forneça aos contadores de estoque orientações claras sobre a direção em que devem contar; por exemplo, comece de um local específico e termine em um local específico.
 
3. Ferramentas necessárias para o inventário.
 
Folhas de inventário – isso mostra uma contagem dos números de inventário para cada item de estoque.
Folhas de depreciação – Sempre verifique o estado do produto/material em quanto  conta, tome nota se estiver danificado.
Contagem manual – é quando cada item é contado e registrado por escrito em vez de digitalizado, geralmente porque não há códigos de barras.
Calculadora – Para adicionar números totais e verificar variações.
Scanners portáteis – Somente para códigos de barras.
4. Não permita rádios, telefones celulares, iPods etc.
 
Embora possa não parecer ruim, as distrações facilmente levarão a erros.

5. Cada item do seu estoque precisa ser contado.

 
Pode parecer realmente tedioso, especialmente se você acha que tem uma boa idéia das quantidades de estoque, mas é muito melhor obter um registro 100% preciso da primeira vez. Não se esqueça de abrir fisicamente as caixas, só porque o rótulo indica que existem 75 itens na caixa, não significa que realmente existam.
6. Verifique o número da contagem do estoque físico com os registros contábeis atuais. Sempre verifique se há discrepâncias.
 
Sempre anote todas as variações e rastreie quando necessário para identificar os motivos das variações.
7. Atualize seus registros.
 
Quando o inventário terminar, atualize os registros de estoque nos seus registros contábeis. Um inventário bem planejado resultará em interrupções mínimas, registros precisos de estoque, e fornecerá uma base com informações exatas para a tomada de decisões comerciais.