Electronic Shelf Labelling [Marcação Eletrónica das Prateleiras] – O que significa?
O Sistema Electronic Shelf Label (ESL) é uma ferramenta utilizada pelos retalhistas para indicar o preço de alguns produtos específicos na prateleira, em monitores eletrónicos localizados na extremidade dianteira das estantes do retalhista. Estes sistemas utilizam E-paper ou monitores de cristais líquidos (LCD) para indicar o preço do produto ao cliente. Uma rede de comunicações permite que o preço indicado no monitor seja automaticamente atualizado sempre que o preço do produto for alterado. A comunicação sem fios suporta um alcance viável bem como a fiabilidade, velocidade e duração da bateria. Os meios de comunicação sem fios podem ser à base de rádio, raios infravermelhos ou mesmo visible light communication (VLC). O sistema automático ESL reduz o tempo e custo da gestão de preços, aumenta a precisão dos preços e permite-lhe implementar uma tarifação dinâmica. A dinâmica e a exigência de preços são conceitos através dos quais os retalhistas podem fazer flutuar os preços de forma a corresponderem à procura, à concorrência on-line, aos níveis de estoques, aos prazos de validade dos produtos e à criação de promoções.
A manutenção de níveis adequados de estoques é de importância fundamental para a indústria de venda a retalho. Os níveis demasiado elevados de estoques resultam num excesso de produtos, e os níveis insuficientes de estoques resultam numa falta de produtos. Os retalhistas podem agora depender da tecnologia para gerir os processos de abastecimento e podem alertar os gerentes das lojas sempre que os estoques de determinados artigos sofram uma redução e que o seu reabastecimento seja necessário.
Apesar do software ser sofisticado, o processo ainda é imperfeito e a ocorrência de erros humanos é sempre uma possibilidade. Porém, se aprenderem a utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, os retalhistas podem ajudar a reduzir estes problemas.
Os Electronic Shelf Labels (ESL) estão a ganhar terreno como método de apresentação e gestão dos preços dos produtos e informação sobre os mesmos. Um dos grandes benefícios adicionais do sistema ELS é a capacidade que oferece aos gerentes das lojas e seus funcionários, em termos da utilização desta tecnologia para ajudar a administrar o controlo dos estoques. Apresentamos a seguir seis maneiras de utilizar o sistema ELS para administrar os estoques na loja.
1. Identificar, para o Cliente, a Informação sobre os Estoques
Numa fase inicial, o cliente talvez considere a ELS apenas uma etiqueta elegante e pouco comum. Mas o sistema ESL contém informações úteis para o cliente, indicando-lhe os níveis de estoques sem que tenha de recorrer a um funcionário. Quando se esgotam os estoques de determinado artigo, a etiqueta correspondente poderá indicar a data de reabastecimento prevista. Os ELSs também podem indicar os códigos de resposta rápida (QR Codes), os quais permitem que o cliente localize facilmente o produto on-line, podendo encomendá-lo ou verificar a sua disponibilidade noutra loja nas proximidades.
2. Mostrar ao Retalhista Dados sobre os Estoques
As pequenas etiquetas digitais coloridas contêm dados essenciais que podem não querer dizer nada para o comprador, mas são muito úteis para os retalhistas e assistentes das lojas. As etiquetas contêm informações sobre os níveis atuais de estoques nas lojas e depósitos ou armazéns, podem conter códigos para alertar os assistentes das lojas sobre promoções de artigos específicos, e podem adicionar artigos ou sugerir produtos ou vendas cruzadas. Os ESL também podem indicar localizações alternativas de artigos dentro da própria loja, para evitar quebras nas vendas caso os artigos em determinada prateleira se tenham esgotado.
3. Definir os Níveis de Estoques
Ao selecionarem a solução ESL, os retalhistas tornam-se capazes de reagir imediatamente a variações consideráveis de estoques e de repor atempadamente os produtos de baixa rotação, aumentando o número de variações de preços e a sua implementação em momentos específicos, controlando também os níveis de estoques dos artigos com maior demanda e movimentando rapidamente os produtos dentro do mesmo departamento. O ESL pode ainda indicar a melhor data para a realização de promoções em períodos sazonais, o que ajuda a diminuir as perdas causadas pela redução dos preços, ou facilitar a venda de produtos prestes a caducar antes de ultrapassarem o prazo de validade, o que ajuda a reduzir os prejuízos relacionados com os produtos perecíveis.
4. Ajudar o Assistente na Extremidade da Prateleira
Com o ESL, os retalhistas podem apresentar diretamente as informações sobre os estoques nos monitores, enquanto prestam assistência ao cliente. No departamento de calçado, por exemplo, os tamanhos e disponibilidade de sapatos podem ser visualizados no monitor do ESL localizado na prateleira, o que permite que o assistente verifique se os estoques atuais incluem determinado tamanho sem ter que deixar o cliente sozinho. Se o produto estiver esgotado, o assistente pode ajudar facilmente o cliente a localizar o produto on-line ou numa loja próxima.
5. Assinalar os Níveis de Estoques
A programação dos dados e as cores disponíveis no ESL podem ajudar a assinalar e chamar a atenção do retalhista para os produtos que precisem de reabastecimento ou devam ser transferidos para outro espaço, removidos ou substituídos. Esta função ajuda a reduzir o tempo perdido na gestão de estoques, o que permite que o pessoal se concentre nas vendas de produtos e na assistência aos clientes, reduzindo os custos associados à verificação manual de estoques.
6. Gerir os Produtos Antes de Faltarem os Estoques
As faltas de estoques da maioria dos produtos nas lojas não são causadas por problemas de gestão dos estoques. O problema pode ter uma causa bastante simples, por exemplo o pessoal não ter possibilidade de reagir rapidamente à diminuição dos níveis de estoques nas prateleiras. Ao estabelecer uma ligação entre os dados do ponto de vendas (pdv) e os das ferramentas de gestão de estoques, o ESL pode alertar o pessoal sempre que os estoques atingem níveis baixos ou necessitam de reabastecimento, antes que a situação se torne problemática. Esta solução elimina a necessidade de monitorar constantemente os estoques ou de pressupor os níveis dos mesmos, permitindo que a equipa se concentre na venda dos produtos e na assistência aos clientes.
A tecnologia ELS é um recurso que ajuda os retalhistas a reduzir os custos associadas à gestão inadequada dos estoques. Para além da gestão de estoques e da gestão dos preços nos monitores, a tecnologia ESL e outras, prestes a serem introduzidas, têm inúmeras outras aplicações. A tecnologia do sistema ELS permite-lhe aceitar inúmeros fluxos de dados e apresentar os mesmos no monitor da prateleira, num formato atraente e dinâmico e em tempo real. As possibilidades são infinitas.
Uma gestão precisa dos estoques, implementada com a tecnologia ELS, pode constituir um poderoso aliado e poupar tempo e dinheiro aos retalhistas e seus clientes.