Por que o inventario è importante?

Store Stocktaking

Importância do inventário: 5 razões pelas quais todas as empresas precisam de inventários frequentes. Se tiver acabado de fazer o seu primeiro inventário, ou estiver a pensar se precisa ou não de o fazer, esperamos que este artigo lhe dê nova motivação! Quer a sua empresa seja pequena ou grande, vale sempre a pena fazer inventários frequentes - literalmente! Quando fazemos inventários frequentes e obtemos informações sobre as nossas lojas, descobrimos novas maneiras de aumentar os lucros e melhorar o negócio. Gostaríamos de o convencer de que o inventário faz parte integrante de todas as empresas.

O que é o inventário?

O inventário é a contagem e verificação física de todos os artigos guardados num armazém ou sala de vendas. A frequência dos inventários pode variar de um negócio para outro; há pessoas que preferem fazer o inventário uma ou duas vezes por ano, e há outras que preferem contagens mais frequentes – mensais ou trimestrais.

As diferenças entre o inventário físico e os seus registos permitem-lhe identificar muitos problemas e introduzir processos que lhe permitam controlar melhor os estoques e a gestão dos mesmos – o que resulta em mais lucros no futuro.

5 Razões pelas quais todas as empresas precisam de inventários frequentes

1. Identificar furtos e problemas de falta de estoques

A realidade do comércio a retalho é que ocorrem furtos, os quais afetam sempre os resultados do inventário e causam discrepâncias. É impossível impedir completamente os furtos, mas quando fazemos inventários frequentes podemos também fazer revisões do sistema de segurança e desencorajar funcionários desonestos. Os inventários de estoques efetuados com regularidade também nos permitem identificar artigos danificados, encomendas não processadas ou perdidas, e práticas inseguras de controlo dos estoques.

2. Assegurar o alcance das metas da empresa

As discrepâncias identificadas nos resultados dos inventários refletem-se exatamente nos resultados financeiros necessários para alcançar as metas da empresa. É muito melhor identificar tais anomalias mais cedo do que no fim do exercício financeiro, pois nessa altura já não há tempo para acionar um plano de ação.

3. Definir o desempenho do produto

É importante poder estabelecer que produtos estão ou não estão a vender. O inventário foca esse aspeto – a presença de um grande estoque de determinado produto nas prateleiras durante muito tempo pode indicar que o mesmo não está a vender bem. Nesses casos pode ser necessário reduzir o preço ou transferir o produto para um lugar diferente, a fim de fomentar mais a sua venda. De igual modo, se tivermos menos estoques de determinado produto do que o seria de esperar, talvez seja porque o produto vendeu bem ou está numa boa localização.

4. Maximizar o processo de encomendas de estoques

Tal como já indicámos, o inventário dá-nos sempre informações sobre faltas de estoques e mostra-nos dados dos quais podemos não ter conhecimento, o que nos permite encomendar mais produtos para substituir os que estão a ser vendidos. Por outro lado, pode ser que os registos indiquem a presença de uma palete inteira de produtos populares, ao passo que o inventário estabelece que a palete está danificada ou em trânsito, ou que foi roubada ou não foi entregue.

5. Reforçar as estratégias de preços

O inventário coloca um foco sobre a nossa situação financeira, dando-nos a oportunidade de analisar as vendas e os lucros e verificar se os produtos estão “a voar” para fora das prateleiras ou se não saem delas. O inventário dá-nos uma excelente oportunidade para revermos as estratégias de preços e maximizarmos os nossos lucros.